segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Que é Hipertexto?


Entende-se o hipertexto um meio de informação que existe on-line em um computador. Possuindo uma estrutura composta por blocos de informação interligados, através de links eletrônicos, ele oferece ao usuário diferentes trajetos para leitura, provendo os recursos de informação de forma não-linear. As conexões facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras. Assim, o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor que o organiza e também parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informacionais que mais lhe interessam. Tais dados podem estar contidos não só em textos escritos, mas também sons, imagens, animações bem como facilidades de interação e criações de realidade virtual.

Como o hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões. Os nós podem palavras, páginas, imagens, ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência de documentos complexos, e assim vem diminuir as fronteiras entre o leitor e o escritor tornando parte do mesmo processo e fazendo com que a escrita seja uma tarefa menos individual.

Nota-se então, que o hipertexto é o novo espaço da escrita pela sua natureza não seqüencial e não-linear que afeta não só a maneira como lemos, possibilitando múltiplas entradas e veio facilitar a construção social do conhecimento.